RECADOS ANIMADOS

quinta-feira, 6 de maio de 2010

APRENDIZAGEM CONTINUADA AO LONGO DA VIDA

Pelas leituras feitas nos textos relacionados a aprendizagem de tecnologia na educação, me chamou atenão no fato de como a escola trabalha (receptor-passivo) e de como ela deveria trabalhar (altenar entre caçador-ativo e receptor-passivo de forma complementar).
"A função da escola deveria ser a de trabalhar com a predisposição de caçador-ativo e auxiliar o aprendiz a desenvolver a predisposição de aprendizagem continuada ao longo da vida." (José Armando Valente).
A aprendizagem não se dá só na infância, mas também na 3ª idade. No período intermediário, recebe o que é ensinado na escola e depois usa o que aprendeu na sociedade (profissional-capaz).
"Aprendizagem continuada ao longo da vida significa que, se uma pessoa tem o desejo de aprender, ela terá condições de fazê-lo, independente de onde e quando isso ocorre. Isso se ela tiver a predisposição de aprendizagem, existam ambientes de aprendizagens organizados e pessoas que auxiliem o aparendiz no processo de aprender" (Maehí,2000).

Nenhum comentário:

Postar um comentário