RECADOS ANIMADOS

segunda-feira, 31 de maio de 2010

MEU PLANEJAMENTO DE AULA:

PLANEJAMENTO PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Para o planejamento dar um bom resultado, foi pensado, analisado e escolhido um tema para ser explanado dentro da realidade da escola em que trabalho, como:
1. conteúdo: Doenças neurológicas
2. Disciplina: Biologia-saúde, envolvendo o Ensino Especial
3. Conteúdo trabalhado: Hidrocefalia
Primeiramente foi pesquisado na internet e através de hipertextos em vários sites e foi necessário navegar por vários links sobre o assunto hidrocefalia. Logo após foi impresso textos explicativos sobre o assunto para xerox. Foi baixado fotografias e vídeos também.
Através dos textos sobre hidrocefalia em mãos, foi resumido o assunto e feito slides no power point.
A aplicação desta atividade foi tranquila e muito interessante, pois os professores estavam na expectativa do que ia ser apresentado a eles.
Os professores se reuniram no hall da escola. Foi apresentado o assunto através do data show com o note book: os slides, as fotos ilustrativas e os videos sobre hidrocefalia. Durante a apresentação foi batido fotografiaa com a máquina digital da escola valendo como registro da formação continuada.
Os professores tiveram uma boa receptividade, pois foi um trabalho bem ilustrativo e explicado de maneira simples para haver uma boa compeensão do tema tratado. Houve também participação oral dos professores.
Durante a pesquisa feita a dificuldade maior foi em achar material mais específico sobre atividades manuais para pessoas com hidrocefalia, mais especificamente direcionada à oficinas. Mas foi compensado procurando várias atividades como jogos usados para ensino infantil e fundamental da 1ª fase. Depois solicitar aos professores acessarem o meu blog para darem seus pareceres sobre o estudado. Este trabalho deu origem a outras pesquisas sobre doenças neurológicas, das quais os professores necessitam muito ter mais conhecimentos como: autismo e doenças mentais múltiplas. Este trabalho fez com que perdesse o medo de ir mais a fundo nas pesquisas e observar que não é difícil, basta querer que a pessoa consegue produzir o que for necessário para o seu trabalho.
Sinara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário